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1. Mobilização - Formação de uma Comissão para trabalhar na mobilização, divulgação e organização do projeto
2 - Diagnóstico participativo -Realização de um diagnóstico participativo com a comunidade escolar. caracterizando com o grupo, o ambiente no qual a escola está inserida. Verificação, especialmente da bacia hidrográfica em que está o município, se há unidades de conservação da natureza próximas, rios, lagoas, manguezais ou matas importantes, aterros sanitários, areais ou pedreiras. Listar com o grupo as questões e/ou problemas ambientais e sociais que mais mobilizam a comunidade, verificando as diretrizes contidas nos artigos 18, 19, 20 e 21 da Lei 3325/99 (vide legislação neste blog)
3 - Escolha de um tema de trabalho - Depois da realização do diagnóstico, a comunidade deverá escolher um tema sobre o qual todas as disciplinas, tanto de Formação Geral como de Formação Profissional, deverão realizar trabalhos,pesquisas, projetos, etc. A Agenda 21 da ETEHL terá como culminância o evento FEIRA TRANSDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL,que deverá ser realizado anualmente, onde todas as disciplinas farão exposições de seus trabalhos, pesquisas e projetos sobre o tema escolhido naquele ano.
4- Sistematização - Organização das fontes e as informações : bibliografia, sites, pessoas, arquivos, etc.
5- Busca de Parcerias - Escolha das instituições e/ou pessoas que detenham os conhecimentos necessários e que possam ajudar no processo de implantação da Agenda 21.
6 - Elaboração do projeto:
Definir:
-objetivos e metas a serem atingidos;
-metodologia, descrevendo como as ações serão executadas;
-cronograma de atividades;
-responsáveis por cada etapa e tarefa;
-dificuldades possíveis e estratégias para enfrentá-las.
7 - Definição das formas de avaliação e acompanhamento do projeto - registro de cada uma das etapas e socialização das informações entre os membros participantes do projeto.
Neste caso, teremos que definir a avaliação dos alunos que realizarão os projetos, pois o nosso projeto AGENDA 21 vai ser acompanhado e avaliado pela tutora Profª Gleisse Kelly Nunes que representa a coordenação geral do curso Form-Ação em Educação Ambiental e Agenda 21: Elos de Cidadania - Profª Marilene Cadei - Diretora do CEADS-UERJ
8 - Criação de um núcleo Agenda 21 -Este núcleo deverá ser composto pelo menos por um membro de cada um dos diferentes grupos que formam a comunidade escolar e a direção. Isto é importante para enraizar a ação dentro da escola.
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